top of page

7 motivos para morar no Água Verde

Conheça a história, os pontos turísticos e de lazer e as principais vantagens de viver em um dos melhores bairros de Curitiba.


Se você está pensando em morar no bairro Água Verde vamos te apresentar sete motivos que farão com que tenha certeza de querer se mudar para um dos primeiros e mais famosos bairros de Curitiba. Mas antes, que tal conhecer a história do bairro em que vai escolher viver? A começar pela origem do seu nome, que está relacionado ao ribeirão que nasce e corta a região e deságua no Rio Belém. Atualmente está totalmente canalizado, mas na época, as algas que se formavam à vista de todos, davam uma coloração esverdeada à água que passava pelas fazendas e chácaras, levando os seus moradores a nomeá-lo de Água Verde.


O início da sua povoação deu-se com as famílias de imigrantes italianos, em meados de 1800 e, por isso, a região era primeiramente conhecida como Colônia Conselheiro Dantas, sabia disso? O seu crescimento se intensificou por volta de 1940 com o loteamento das chácaras, com a abertura de ruas e a edificação da primeira igreja Sagrado Coração de Jesus. O seu desenvolvimento deu-se de forma rápida e constante e, atualmente possui mais de 5 km de extensão, totalmente auto sustentável com amplo comércio.


Agora que já está por dentro da história, vamos entrar no bairro para conhecer os 7 principais motivos para viver no Água Verde com mais qualidade de vida:


1 — Mobilidade Urbana

A excelente qualidade de vida no Água Verde está associada ao seu amplo comércio, mas também à facilidade de locomoção entre as inúmeras ruas arborizadas do bairro, a exemplo da Avenida Getúlio Vargas, um dos principais corredores verdes da cidade de Curitiba. A avenida que inicia no Água Verde e segue até o bairro Rebouças, é formada por imensas Tipuanas que, vistas do alto dos edifícios, parecem uma grande artéria verde.


O bairro é cortado por várias vias rápidas como a Guilherme Pugsley, Avenida Iguaçu, Av. Água Verde, Av. Sete de Setembro, Av. República Argentina, Av. Silva Jardim, entre outras, de longa extensão e fácil mobilidade. O bairro Água Verde faz fronteira com os bairros Rebouças, Portão, Guaíra, Vila Izabel, Batel. Seminário e Santa Quitéria.


2 — Atrações Turísticas

No bairro Água Verde está localizado o Museu de Arte Indígena (MAI), na Av. Água Verde, 1413. É o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos povos indígenas brasileiros. O acervo possui mais de 1500 peças entre arte em plumas, cerâmica, cestaria, instrumentos musicais, máscaras e utensílios. A preservação da história e o cuidado e manutenção das peças permite aos visitantes uma verdadeira imersão cultural.


A Praça do Japão, localizada no bairro Água Verde, é um dos cartões postais de Curitiba, além de um agradável espaço de lazer. Possui uma área de 14 mil m2 arborizada e com um lago de carpas. No local foram construídos o Memorial da Imigração Japonesa e o Portal Japonês, em homenagem a imigração japonesa em Curitiba.


O projeto da Praça do Japão teve início em 1958 e foi concluído em 1962, passando por uma reforma e revitalização em 1993. Atualmente conta com árvores cerejeiras enviadas do Japão, possui uma biblioteca e oferece cerimônia do chá aos visitantes. Está localizada no cruzamento entre as Avenidas Sete de Setembro e República Argentina, no Água Verde.


3 — Espaço de Lazer A Praça Afonso Botelho também é uma área recreativa com pista de skate, quadras de vôlei e pista de caminhada, no bairro Água Verde. É também onde está localizado o Estádio Joaquim Américo, popularmente conhecido como Arena da Baixada ou o Estádio do Club Athletico Paranaense (CAP), o qual já foi sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. É conhecido por ser o primeiro estádio a ser homologado para uso com grama sintética para competições da CBF. É também o primeiro estádio da América Latina equipado com teto retrátil. O primeiro grande show da arena multiuso, foi a apresentação do compositor britânico Rod Stewart, em 2015, para um público de aproximadamente 35 mil pessoas.


Também localizado na Av. Getúlio Vargas, próximo ao Estádio do Athletico, fica um dos mais tradicionais clubes particulares de Curitiba, o Clube Curitibano que, ao longo de mais de 140 anos (desde 1882), vem promovendo a cultura, o esporte e o lazer aos seus associados.


5 — Rica gastronomia

O bairro Água Verde oferece uma imensa variedade de restaurantes e pratos típicos , além de feiras gastronômicas do Água Verde. É possível encontrar comida japonesa, mexicana, italiana, alemã, frutos do mar e diversas panificadoras e docerias, como a renomada Confeitaria Doce Pecado, desde 1986, no bairro.


O bairro dispõe de diversas feiras de alimentos frescos e de comidas típicas. As quinta-feiras acontece a feira noturna, na rua em frente ao Shopping Água Verde, com ampla variedade de frutas, verduras e comidas típicas de diversas regiões do Brasil.


6 — Bancos e Comércio local

O comércio no Água Verde é autossustentável e diversificado, ou seja, é possível encontrar qualquer produto ou serviço sem sair do bairro. Ao longo da Av. República Argentina que começa na Praça do Japão e segue até a Igreja do Portão, são mais de 4 km de comércio ativo e onde se concentra diversos bancos, além de outros pontos da região.


O Shopping Água Verde foi inaugurado no bairro em 1984 e oferece ampla opção de compra e lazer, com salas de cinema, praça de alimentação e lojas especializadas.


7 — Mercado Imobiliário

Por tudo o que foi apresentado, já vimos que é possível fazer excelentes negócios imobiliários na região do bairro Água Verde. São inúmeras opções de moradias para viver com todo o conforto, segurança e qualidade de vida para a sua família.


E que tal começar a vida em um apartamento novo no Água Verde? O lançamento denominado Arte Acqua da Construtora Artesa leva esse nome em homenagem ao bairro. O projeto busca valorizar o bem-estar e a qualidade de vida por meio da sua arquitetura contemporânea e fachada imponente. Conheça o Arte Acqua, localizado na Rua Bento Viana, 380.


Escolha morar em um dos melhores bairros para viver em Curitiba.


345 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page