top of page

Iluminação: a beleza do projeto luminotécnico na arquitetura moderna do edifício Arte Acqua


No Arte Acqua, novo empreendimento da Construtora Artesa, a iluminação desempenha um papel fundamental na transformação da arquitetura. O projeto luminotécnico, desenvolvido pela arquiteta Heloisa Oleari, explora ao máximo o potencial da iluminação para valorizar as formas, texturas e materiais da edificação, bem como o exuberante paisagismo e a imponente Araucária que fazem parte do projeto. Segundo a arquiteta, a luz foi projetada de forma especial na fachada do edifício. “A iluminação destaca a entrada do edifício. O imponente pórtico que emoldura o grande pano envidraçado do lobby e o pé direito duplo, além da praça interna com a araucária e o espelho d'água ao seu redor”, disse.


No processo de criação do ambiente, a projetista realizou estudos minuciosos do local, sua relação com o meio externo, o uso e as necessidades dos usuários. “A iluminação de efeito, complementa a iluminação das áreas de trabalho e circulações”, afirma. Além dos cálculos técnicos de acordo com as normas existentes, são considerados também os princípios de neuroarquitetura, explorando o ciclo circadiano e o impacto da luz no cérebro. “No Arte Acqua, a estratégia utilizada foi a de valorizar a percepção dos espaços, o paisagismo e o bem-estar comum dos moradores”, informa.


Benefícios do projeto de iluminação para o despertar natural


Heloisa Oleari - arquiteta da Artesa Construtora

Segundo a arquiteta Heloisa Oleari, estudos do ritmo circadiano estão em evidência. Ela explica que este é o nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia (24h) e, embora ele também se relacione a fatores como temperatura e atividade física ou social, o elemento que exerce maior influência no ciclo circadiano é a luz. Por isto a importância de relacionar a iluminação ao projeto.


No Arte Acqua as janelas dos quartos e suítes dos apartamentos possuem persianas integradas motorizadas (blackout), com infra-estrutura para automação, que permitem a regulagem do ritmo circadiano dos moradores ao serem programadas a sua abertura nas primeiras horas da manhã, proporcionando um despertar natural.


O projeto luminotécnico do Arte Acqua também segue boas práticas sustentáveis, utilizando lâmpadas, placas e fitas de LED, equipadas com sensores e temporizadores nas áreas comuns. Além disso, o projeto está em conformidade com a NBR 5413, que trata dos níveis de iluminância em interiores, e a NBR/ISO 8995, para iluminação em ambientes de trabalho. A distribuição das luminárias e circuitos, bem como a especificação das lâmpadas, são cuidadosamente planejadas, levando em consideração todas as características necessárias.


De acordo com a arquiteta, no Arte Acqua, a iluminação desempenha um papel fundamental na valorização arquitetônica, no bem-estar dos moradores e na sustentabiliade do projeto. “As luminárias não apenas iluminam, mas também complementam o design dos espaços, contribuindo para a composição dos ambientes em que estão inseridas como um todo”, conclui.


Fique por dentro de todos os detalhes desse empreendimento excepcional que combina iluminação, design e qualidade de vida.


Para saber mais sobre o Arte Acqua e suas características únicas, visite o site oficial deste empreendimento: https://www.arteacqua.com.br


Você também poderá gostar de ler:

163 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page