Confira os resultados positivos do setor no ano que termina e descubra os principais fatores que poderão moldar o mercado imobiliário em 2024!
À medida que o ano se aproxima do fim, é tempo de parar para refletir e considerar todos os resultados alcançados durante 2023. Afinal, olhar para trás e rever os objetivos atingidos nos ajuda a compreender o mercado imobiliário e as principais perspectivas e tendências que temos pela frente no próximo ano. Para isso, existem vários indicadores consolidados ao longo do último ano que apontam qual o cenário que poderemos encontrar.
Para este segmento, 2023 foi um ano de recuperação bem sucedida. Houve momentos de desafio, mas as oportunidades que surgiram fizeram deste um ano promissor e positivo. Prova disso é um dos principais indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Segundo os dados, as vendas aumentaram 15,9% e as entregas 24% em relação ao mesmo período de 2022. Estes números evidenciam a resiliência do setor e o seu crescimento.
Além disso, entre os resultados de 2023, o Arte Acqua, novo empreendimento da Construtora Artesa, alcançou 50% das unidades vendidas em menos de 12 meses de seu lançamento. A obra está avançada e encerramos o ano com o seguinte percentual de conclusão de cada etapa: 100% de projeto e implantação, escavação e fundação; 90% da estrutura; 30% da alvenaria; e 10% da hidráulica e elétrica. As chaves estão programadas para serem entregues aos novos moradores em 2024.
E para ajudar a se preparar para o mercado imobiliário em 2024, a Artesa Construtora preparou este conteúdo especial. Aproveite a leitura!
Perspectivas promissoras para investir em imóveis em 2024
Em 2023, o mercado imobiliário registrou um crescimento e uma recuperação significativa. Para o próximo ano, o cenário deverá permanecer estável, o que contribuirá para o desempenho positivo do segmento. Os principais fatores que sustentam essa perspectiva incluem as novas regras do Minha Casa Minha Vida (MCMV) e o Marco Legal das Garantias, que trazem maior facilidade de acesso ao financiamento imobiliário.
Outro fator é a expectativa de juros mais baixos nos financiamentos, como a Selic, considerada a principal taxa que incide no crédito habitacional. A queda das taxas de juros viabiliza a atividade do mercado imobiliário. Há também aumento dos subsídios e previsão de inflação mais favorável. Com esses incentivos, espera-se que os lançamentos sejam retomados e as vendas de moradias novas sejam impulsionadas, reaquecendo o segmento popular.
O comportamento do consumidor também está relacionado com o que se espera do segmento em 2024. Os últimos anos trouxeram novas percepções sobre a forma que habitamos e, principalmente, em relação às nossas moradias. Com esta mudança de consumidores cada vez mais informados e conhecedores do mercado imobiliário, os profissionais do setor devem se adaptar e aprender como tornar a jornada do cliente mais assertiva e atender às suas expectativas.
Por fim, no próximo ano o setor deverá ser ainda mais influenciado pela tecnologia e inovação. O novo perfil do consumidor também está relacionado à dinâmica de um mercado mais rápido e ágil. Isto significa que é necessário integrar-se cada vez mais no mundo digital e tentar promover soluções inovadoras que afetem positivamente as transações imobiliárias. Pois, as ferramentas tecnológicas estão presentes na forma como compramos, vendemos e gerenciamos imóveis.
Agora que você já conferiu a retrospectiva 2023 da Artesa Construtora e conhece as principais perspectivas para 2024, ficará mais fácil traçar suas estratégias de investimento imobiliário. E se este artigo trouxe insights valiosos, aproveite para se atualizar sobre esse segmento e confira outros artigos em nosso blog (acesse aqui).
Sobre a Construtora Artesa
A Artesa Construtora está há 15 anos no mercado. Nesse período entregou mais de 400 unidades, somando 30 mil metros quadrados construídos. Entre em contato com nossos consultores de plantão para saber mais através do WhatsApp.
Comments